Gripe A: uma ameaça real

Gripe e resfriado não são a mesma coisa! Ambas as doenças são de origem viral, transmitidas por meio de gotículas de saliva ou secreções nasais contendo estes microorganismos e apresentam como sintomas: cansaço, indisposição, dores musculares, corrimento nasal e dor de garganta. O inverno chegou e com ele o frio e a necessidade de ficar em ambientes mais aquecidos e fechados, favorecendo a proliferação de vírus e  doenças comuns a esta época do ano. É o caso da Gripe A ou H1N1.

A Gripe A ou H1N1 é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária  e do vírus da gripe suína e pode ser fatal, se o infectado estiver no grupo de risco. Somente em São Paulo, em 2012, foram registradas 11 mortes, decorrentes de infecção pelo vírus da Gripe A. De acordo com o Ministério da Saúde, este ano foram notificados em todo o país 449 casos, com 51 mortes.

Os sintomas da H1N1 são parecidos com os de uma gripe comum. Por isso é importante  ficar atento aos sinais da doença já no começo. Confira no quadro abaixo as características de uma e de outra doença e aprenda a identificá-las.

Tratamento:  É importante evitar a automedicação, por isso, assim que identificar os sintomas, procure um médico para orientar sobre como deve ser feito o tratamento.

Anúncios
Categories: Notícia | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Comente...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: