Monthly Archives: Abril 2012

Cuidado com o barulho!

O barulho tem ganhado lugar de destaque nas preocupações dos especialistas em saúde por impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas. Foi-se o tempo em que problemas decorrentes da exposição excessiva a ruídos se originam apenas nos ambientes de trabalho considerados insalubres. Operadores de britadeiras, caminhoneiros e funcionários que atuam nas pistas dos aeroportos convivem ainda com barulho constante, mas, em tese, a Norma Regulamentadora (NR18) estabelece regras claras para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e sua desobediência pode gerar multas e punições às empresas.

Mesmo quem trabalha em escritórios não escapa dos ruídos dos equipamentos eletrônicos, do ar condicionado, aspirador de pó, buzinas e até mesmo das conversas. Esses ambientes podem gerar sons de até 80 decibéis. A vida moderna, fora do trabalho, também tem ampliado o leque de possibilidades de interferências sonoras prejudiciais à audição, sem que haja mecanismos práticos para contê-lo, além da conscientização. O trânsito é uma das fontes mais conhecidas de estresse para os ouvidos. Em bares e boates os decibéis costumam ser abusivos. Mas um simples e inofensivo MP3 pode ser também fator de desencadeamento do processo de insensibilidade da audição, que vai se agravando ao longo da vida, até à surdez total.

Os especialistas orientam que somente a prevenção evita danos pessoais. Para dormir, desligue tudo que possa interferir em seu sono. Mesmo durante o dia, faça isso por alguns minutos ou procure locais em que impera o silêncio. Faz bem.

A perda da audição costuma ser um processo gradual lento, a ponto de a pessoa afetada não percebe o que está a caminho, até que os outros já tenham suspeitado de sua debilidade. Ou seja, a surdez é geralmente percebida pelas pessoas que convivem com você.  A perda auditiva costuma afetar sua capacidade de entender a fala, especialmente as consoantes /P/, /K/, /F/, /H/ ou todos os sons de /T/, /Sh/ e /S/.

Sintomas da perda de audição:

• Dificuldade para ouvir em ambientes ruidosos (entender as palavras);

• Pede para repetir várias vezes ou isola-se socialmente;

• Zumbidos, chiados, apitos no ouvido;

• Sensação de ouvido tapado;

• Aumenta o volume do som ou da TV;

• Irritabilidade;

• Evita situações em que precisa participar de conversas;

• Finge entender o que foi falado, tendo dificuldade em admitir a perda auditiva e procurar ajuda;

• Caso você se enquadre em alguns desses casos, procure um especialista!

Fonte: www.balaminut.com.br

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Alimentos para ter na mesa do trabalho

A gente passa a maior parte do dia no nosso ambiente de trabalho. Por isso, é tão importante manter boas relações com os colegas, fazer aquela social e, é claro, vigiar o que comemos enquanto estamos ali. Biscoitos, chocolates e salgadinhos são algumas tentações bastante comuns de se encontrar em uma mesa de trabalho, mas estão longe de serem as melhores opções para quem quer perder peso.

Se você pretende emagrecer e cuidar da sua alimentação, trate de doar seus belisquetes e correr para o mercado. Segue uma lista com 4 quitutes que você pode, e deve, ter na sua mesa de trabalho!

1 – Barrinha de cereal

Você sacia a fome com poucas calorias e ainda dá um banho de fibras no seu organismo. Vale lembrar que as fibras são ótimas aliadas para secar a barriga, já que auxiliam o funcionamento do intestino.

2 – Banana

A banana é uma ótima fonte de potássio e, por isso, dá muita energia. Sem contar que a frutose presente nela é ótima para saciar a vontade de comer um doce.

3 – Biscoito integral

Atualmente, existe uma variedade imensa de biscoitos integrais no mercado. É só escolher o seu sabor preferido e se deliciar durante o expediente. Até biscoito com gotas de chocolate você consegue encontrar!

4 – Água

Não deixe o seu copo vazio. Além de combater a celulite e eliminar as toxinas, a água é a aliada mais barata e eficaz para quem quer perder peso.

Fonte: http://suadieta.com.br

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Alimentação saudável no trabalho é possível

Prefira alimentos naturais em seus lanches feitos entre as refeições

Com a correria do dia a dia e a facilidade de comer refeições prontas, muitas pessoas optam por uma alimentação saborosa, mas deficiente em vitaminas e sais minerais.

Existem muitas alternativas que possibilitam as pessoas a mudar seus hábitos e se alimentar corretamente. Por exemplo, prefira alimentos naturais em seus lanches feitos entre as refeições.

Coma frutas, barras de cereais, iogurtes e biscoitos integrais. Procure incluir em sua alimentação verduras, legumes e sucos naturais.

Evite frituras, excesso de doces e comidas que levam muito sal. Prepare sua marmita com o essencial para uma boa nutrição: arroz, feijão, uma porção de proteína, legumes e saladas.

Não se esqueça de reservar um tempo para fazer suas refeições com calma. Mastigue bem. E tão importante quanto à alimentação, dedique um tempo do dia para praticar exercícios. A atividade física também faz parte de uma vida saudável.

Mais informações : R7- Notícias de Saúde

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16 a 20 de Abril – Semana da Voz

A Voz é a forma mais comum de comunicação, e exerce uma importância grande nas relações sociais e na vida profissional. Profissionais que utilizam a voz, como nós que trabalhamos fazendo contato telefônico com clientes, devemos tomar cuidados especiais com esse instrumento tão importante do nosso corpo. O que fazer para minimizar os danos nas cordas vocais? No Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, veja dicas de como se cuidar:

  • Descanse e durma bem: a voz reflete o cansaço físico e a falta de ânimo.
  • Beba muito líquido (principalmente água): hidratar as pregas vocais evita o ressecamento, fazendo-as vibrar livremente.
  • Mantenha a voz sempre no seu tom natural, sem esforço ao falar.
  • Tenha sempre uma boa postura corporal.
  • Poupe a voz: durante crises alérgicas e estados gripais, principalmente.
  • Procure auxílio médico e fonoaudiológico: caso observe tosses, pigarros e alterações na voz que perdurem mais de duas semanas ou sempre que precisar aprimorar sua voz.
  • Coma maçã: essa fruta tem propriedades adstringentes, limpando o trato vocal até os pulmões, e favorece uma voz mais saudável.

Evite:

  • Comer muito chocolate ou tomar leite antes de falar (esses alimentos deixam a saliva mais viscosa, o que pode levar à vontade de pigarrear)
  • Pigarrear (o pigarro pode machucar as cordas vocais)
  • Choques térmicos (alimentos e bebidas muito gelados e também os muito quentes)
  • Roupas apertadas que atrapalham a respiração (uma alteração na respiração leva a uma mudança na produção da voz)
  • Fumo, álcool e drogas ß gritar e falar com forte intensidade.

Só usando a voz de uma forma correta e tendo cuidados com a sua utilização é possível manter uma “voz saudável” durante toda a vida.
Fonte: http://www.univoz.com.br

 

 

 

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Feliz Páscoa!

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